Utanga, Universidade Técnica de Luanda

A Universidade Técnica de Angola goza do privilégio de ser a primeira e única universidade técnica no país, tendo como objectivo principal garantir aos estudantes, não só uma formação propriamente técnica especializada, mas também uma formação mais técnica para terem as ferramentas necessárias que facilitem o seu enquadramento no mercado de trabalho.

O vice-reitor da UTANGA, João Saveia, afirmou que a sua universidade distingue-se das demais pelo facto de primar por uma secretaria e biblioteca autenticamente informatizadas.

Trata-se de um elemento que facilita os estudantes que dentro ou fora dos estabelecimentos podem aceder a suas notas, matérias, solicitar e/ou receber documentos e comunicados da instituição.

“Cada aluno tem um código, assim como os serviços a que pretendem aceder”, esclareceu João Saveia.

No que toca ao estágio, o vice-reitor explica que “não é preciso ser aluno finalista, para estagiar numa empresa da sua especialidade. Aqui o estudante é especialista desde que esteja a frequentar um curso especializado, porque lhe é cobrada a disponibilidade de estagiar nas instituições privadas ou estatais com quem temos acordos”.

A UTANGA possui apenas 20 por cento de professores efectivos contra os 40 exigidos pela actual legislação angolana ligada ao ensino superior. Por isso, os melhores estudantes do terceiro ano estão a ser recrutados para serem monitores de algumas disciplinas e futuramente integrarem o corpo docente efectivo.

Por outro lado, João Saveia anunciou o desejo da universidade recorrer à cooperação cubana, ainda no 2º semestre deste lectivo, a fim de preencher as lacunas no quadro docente, apesar de reconhecer que existem actualmente alguns professores cubanos e outros estrangeiros residentes na sua instituição.

Actualmente, a UTANGA conta com mais de 50 salas de aula, laboratórios, anfiteatros, espaços desportivos e lazer, sem contar com outros compartimentos em construção. Esta universidade ministra cursos de Relações Internacionais, Engenharia Informática, Arquitectura e Urbanismo, Gestão (o mais concorrido), Língua Inglesa e Engenharias de Minas e do Ambiente.

O vice-reitor avançou a O PAÍS que todos os cursos têm a propina estipulada no valor de 250 Dólares, com excepção das especialidades de Engenharias de Minas e do Ambiente, que custam 300 dólares.

, edição nº 22

10 respostas a Utanga, Universidade Técnica de Luanda

  1. agradeceria o favor, se os orgão copetentes desta universidade emplementassem o ensino a distánçia

  2. stélvio márcio

    gostaria de saber se tem o curso relações internacionais

  3. não consigo abrir o meu login no utanga

  4. Gostaria de saber quando é que começa as inscrições da universidade UTANGA de Angola do ano lectivo 2011.

  5. Ana Simão António

    gosto desta universidade!e gostaria de saber quando é que começam as incrições na universidade.

  6. Ana Simão António

    as inscrições começa
    quando gostaria de saber faz favor?

  7. jose pedro coxe

    enviam-me o programa de gestão de recursos humanos

  8. preciso de uma vaga para o curso de gestao de empresas ano lectivo 2011.

  9. Noé Txissengue Samutchima Xakhandji

    Boa noite sou militar e estudante desta Universidade concretamente no periódo de tarde no 1º Andar sala nº 11, sob nº de matricula 9089.
    Escrevo no seguinte: como militar tenho tido muitas dificuldades em assistir as aulas estou a caminho de 2 meses ate falhei as provas neste momento estou em missão de serviço na província de de Bié e nao sei quando que volto. Nao sei se é possível estudo por correspondências enquato estiver em missao de serviço. como se nao bastasse esqueci a palavra passe que permite entrar. se for possivel por favor mandam-me por email.xakhandji20@hotmai.com

  10. Eu gostaria de fazer uma reclamação e é a seguinte, primeiro é que nós os estudantes gostariamos de passar a receber os recibos após os pagamentos das propinas, segundo, permitir os estudantes com o sistema de trabalho offshore a fazerem as provas logo que chegam e não como fazem os professores a faltarem respeito uns até querem proibir os estudantes a trabalharem como se fossem eles a pagarem as propinas.

Deixar uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

Inicie a sessão no WordPress.com para publicar um comentário no seu blog.

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s